DE BEM COM A VIDA!!!

7 barulhos do corpo que podem indicar problemas de saúde!

21 NOV 2014
21 de Novembro de 2014
Soluço, barulho na barriga... são ruídos que podem soar inofensivos. Mas nem sempre! Muitas vezes eles sinalizam que há algo errado no organismo. Saiba quando você deve ligar a sirene.

1. Ronco ao dormir
O que é? 
Vibração do tecido mole da garganta quando há a passagem do ar. Quanto mais acima do peso a pessoa estiver, mais tecido ela apresenta na região e maior a probabilidade de roncar. Apesar de o barulho ser comum em homens, mulheres com alterações hormonais, como namenopausa, também costumam roncar. A utilização de um dilatador intranasal pode reduzir o problema.
Quando checar? 
"Se o ronco durar a noite toda. Pode estar relacionado a obesidade, problemas respiratórios, refluxo gastroesofágico e apneia do sono, contribuindo para o risco de doenças do coração", diz Levon M. Neto, otorrinolaringologista de São Paulo.

2. Estalo no joelho ou tornozelo
O que é? 
Resultado de uma diferença de pressão nas articulações. "Algumas articulações são envolvidas por uma membrana protetora parecida com um plástico duro. Ao serem forçadas, fazem um barulho para voltar ao normal", afirma o ortopedista Marco Antonio Ambrósio, do Hospital Samaritano, em São Paulo.
Quando checar?
Se no estalo você sentir dor ou inchaço, ouvir rangidos ou tiver a sensação de uma raspagem na região pode ser que a cartilagem articular (tecido que recobre a junção do osso e permite movimento sem restrição nem dor) esteja com algum problema. Ao menor sinal desses sintomas procure um especialista. O ideal é começar o tratamento imediatamente, pois a recuperação é lenta.

3. Zumbido no ouvido
O que é? 
O som baixo de uma campainha, que começa e termina subitamente, é proveniente da imaginação. "Chamado tinnitus, ele acontece quando o cérebro interpreta sinais elétricos de forma errada, como se fossem vibrações de som, e os traduz em um zumbido", explica Jamal Azzam, otorrinolaringologista, de São Paulo. Estima-se que 28 milhões de brasileiros sofram com o distúrbio.
Quando checar?
Zumbido contínuo ou apenas em um dos lados do ouvido pode sinalizar infecção. Observe também se você sente tontura, perda de audição, náusea, vômito, paralisia facial, otite (dor ou pus nos ouvidos), perda de consciência, confusão mental ou convulsão.

4. Ruído na barriga
O que é?
O seu intestino se contorcendo. "O sistema gastrointestinal faz uma série de contrações do esôfago até o reto para expulsar os resíduos de alimento do corpo. Algumas dessas contrações causam os chamados ruídos hidroaéreos, que podem ser ouvidos por causa da mistura de líquidos com ar - que ingerimos na mastigação", revela Jansen da Silva e Souza, especialista em endoscopia digestiva, de São Paulo.
Quando checar?
"Roncos abdominais são comuns e não devem preocupar. Porém, se vierem acompanhados de dor, distensão e ruídos diferentes dos habituais, procure um médico. Pode ser desde uma infecção intestinal, que gera distensão no órgão, até algum fator mecânico, como obstrução do intestino ou hérnias internas. Em casos extremos é necessário operar", explica Tiago Szegö, cirurgião do aparelho digestivo, do Instituto Paulista de Cirurgia Gastroenterológica e Obesidade, em São Paulo.

5. Soluço
O que é? 
Pode ser comparado a uma cãimbra involuntária do diafragma e que acontece mais comumente após as refeições - o estômago cheio comprime o diafragma, deixando-o desordenado. A saída é interromper o ciclo respiratório para acabar com os espasmos: beba goles d?água sem respirar, segure a respiração por alguns segundos...
Quando checar? 
Procure um médico se o soluço persistir por horas. "Geralmente, ele é decorrente da irritação do esôfago, que pode ser tratada com antiácidos", explica Sidney Klajner, cirurgião do aparelho gástrico, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

6. Assobio suave pelo nariz
O que é? 
"A passagem do ar por algum espaço excessivamente estreito na fossa nasal", define Levon M. Neto. Normalmente, o assobio aparece quando se está deitada, pois o esforço respiratório é maior. Se for ocasional, trata-se provavelmente de congestão nasal. Assoar e fazer uma limpeza com soro fisiológico ajuda.
Quando checar? 
"Assobio constante (dia e noite) pode ser sintoma de rinite alérgica, desvio do septo nasal, pólipos nasais ou infecções locais com formação de crostas no nariz", alerta Levon. Se o chiado aparecer depois de uma pancada na face, pode estar relacionado a alguma fratura.

7. Estalo na mandíbula
O que é? 
Mastigou ou falou e ouviu um "crec"? Esse barulho é proveniente do desalinhamento da articulação temporomandibular (ATM), uma junta com cartilagem e tendões que une o osso da mandíbula ao crânio. "Ao ser pressionada, ela se desloca e começa a realizar um movimento anormal", explica Diego Rocha Vieira, cirurgião dentista do Paraná.
Quando checar? 
Se os estalos ocorrem sempre que abre ou fecha a boca. Os ruídos são os primeiros indícios deproblema na articulação e, caso não seja tratado, outros sintomas podem aparecer, como deslocamento ou travamento da mandíbula, dores na cabeça e na nuca, cansaço ao mastigar e zumbido ou coceira no ouvido.
Voltar

Início      Carajás FM      Programação      Blog      Galeria      Contato