DE BEM COM A VIDA!!!

Estudo descobre como stress pode levar ao infarto e AVC.

25 JUN 2014
25 de Junho de 2014
Muito stress eleva a produção de glóbulos brancos, células do sistema de defesa que, em excesso, prejudicam circulação do sangue nas artérias.
 
Cientistas descobriram de que forma o stress pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos — elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Os médicos reconhecem há tempos que o stress pode levar a doenças cardiovasculares. No entanto, o mecanismo envolvido nessa relação ainda não era conhecido.

O novo estudo, publicado neste final de semana na revista Nature Medicine, avaliou 29 médicos que faziam residência na unidade de cuidados intensivos de um hospital. Segundo os pesquisadores, esse ambiente provoca muito stress pelo ritmo acelerado de trabalho e pela responsabilidade depositada nos profissionais, que constantemente precisam tomar decisões sobre o tratamento de pacientes que correm risco de vida.

Os autores do estudo compararam amostras sanguíneas dos residentes retiradas enquanto eles trabalhavam com amostras retiradas nos dias de folga dos médicos. Os profissionais também responderam a um questionário sobre a exposição deles ao stress.

A pesquisa encontrou uma forte relação entre o stress e os níveis de células do sistema imunológico. Segundo os resultados, o stress ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. A equipe confirmou essa conclusão em experimentos feitos com camundongos em laboratório.

Identifique o que está provocando o stress

 É preciso saber o que está provocando o stress no trabalho para que a atitude mais correta seja tomada. O problema pode ser você, então procure avaliar se você está se sobrecarregando porque não delega funções, cobra demais de si mesmo, leva o perfeccionismo ao extremo ou por outro motivo. No entanto, pode ser que as próprias características do trabalho (pressão, risco de vida e prazos apertados, por exemplo) acarretem stress. Finalmente, o ambiente de trabalho, construído pelos funcionários e pelas relações entre eles, pode ser o grande culpado.

Voltar

Início      Carajás FM      Programação      Blog      Galeria      Contato